Útero Retrovertido
- Faell Vasc

- 25 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Localizado na região interior da pelve (bacia), o útero tem um formato similar a uma pera invertida, porém é oco. O útero é um órgão não fixo dentro da cavidade pélvica, é mantido no lugar através de ligamentos.
⠀⠀
Há estudos que mostram que muitas pessoas apresentam o útero retrovertido, cerca de 15% e 25%. Com isso, o órgão é fletido para atrás, com fundo em forma de cúpula, voltado a direção da coluna vertebral e reto, final do intestino grosso.
⠀
Algumas pessoas já nascem com o útero retroativo ou reverso, entretanto algumas vezes é ocasionado por: flacidez dos ligamentos que fixam o útero à pelve ou a outros órgãos, presença de miomas e/ou cicatrizes provocadas por focos da endometriose ou por infecções pélvicas, além de complicações durante o parto (posição em geral transitória).
⠀
Na maioria das vezes a alteração é assintomática, porém em alguns casos a pessoa sente algumas dores como dores durante o ato sexual, cólicas fortes menstruais, dor na evacuação e dores nas costas e lombar.
⠀
O tratamento é recomendado apenas se você tiver algum dos sintomas citados a cima, quando manifestados, é resolvido com indicação de hormônios que regularam o ciclo menstrual. O necessário é tratar o motivo que ocasionou esse transtorno, como a endometriose ou miomas.
⠀
Você já sentiu algum desses sintomas?
⠀
Conte aqui nos comentários que tentaremos te ajudar da melhor maneira possível.
⠀





Comentários